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Até o século XIX, Portugal foi a principal porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a💻 música brasileira, tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e💻 boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fossem de💻 origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos💻 — a exemplo do maracatu —, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica. O indígena💻 deixou grande influencia na musica brasileira principalmente nas regiões norte e nordeste e são bem presentes* bet com* bet com ritmos como💻 carimbó[1] e lundu marajoara, além de pequenas influencias rítmicas* bet com* bet com outros gêneros de gênese negra.
A partir de meados do💻 século XVIII se intensificou o intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, provocando uma diversificação, como foi o💻 caso da introdução da ópera italiana e francesa, das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origem espanhola,💻 e das valsas e polcas germânicas, que se tornaram vastamente apreciadas. Com a crescente influência de elementos melódicos e rítmicos💻 africanos, a partir de fins do século XVIII a música popular começou a adquirir uma sonoridade caracteristicamente brasileira, que se💻 consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do frevo, do choro💻 e do samba.
No século XX verificou-se um extraordinário florescimento tanto no campo erudito como no popular, influenciado por uma rápida💻 internacionalização da cultura e pelo desenvolvimento de um contexto interno mais rico e propício ao cultivo das artes. É o💻 período* bet com* bet com que a música nacional ganha também* bet com* bet com autonomia e identidade própria, embora nunca cessasse — e💻 de fato crescesse — a entrada de novas referências estrangeiras. A produção de Villa Lobos é o primeiro grande marco💻 do brasilianismo musical erudito, mais tarde desenvolvido por muitos outros compositores, e combatido por outros, que adotam estéticas como o💻 dodecafonismo e mais tarde a música concreta e a música eletrônica. No mesmo período a música popular ganha o respeito💻 das elites e consolida gêneros que se tornaram marcas registradas do Brasil, como o samba e a bossa nova, ao💻 mesmo tempo* bet com* bet com que o rock e o jazz norte-americanos são recebidos no país com grande sucesso, adquirem feições💻 próprias e conquistam legiões de fãs. Gêneros regionais de origem folclórica como a música sertaneja, o baião, o forró e💻 vários outros também ganham força e são ouvidos* bet com* bet com todo o território nacional.
Esse crescimento exponencial* bet com* bet com quantidade e💻 qualidade da atividade musical ao longo do século XX, que inclui o surgimento de inúmeras escolas básicas e academias superiores,💻 gravadoras, fábricas de instrumentos, orquestras sinfônicas e conjuntos diversificados, emissoras de rádio e televisão, editoras de partituras, festivais e outras💻 vias de produção e divulgação, tornou a música brasileira conhecida e apreciada internacionalmente, sendo objeto também de intenso estudo especializado💻 no Brasil e no estrangeiro.
O que se conhece dos primeiros tempos da música erudita no Brasil é muito pouco. Não💻 se pode pintar um panorama da música nacional durante os dois primeiros séculos de colonização sem sermos obrigados a deixar💻 amplos espaços* bet com* bet com branco. Os primeiros registros de atividade musical consistente provêm da presença dos padres jesuítas, estabelecidos aqui💻 desde 1549. Dez anos depois já haviam fundado aldeamentos para os índios (as chamadas reduções) com alguma estrutura educativa musical.💻 Nestes tempos de desbravamento e fundação de uma nova civilização, as cidades eram poucas e mesmo as mais importantes não💻 passavam de pequenos povoados. É testemunha da importância atribuída à música a contratação, já* bet com* bet com 1553, de Francisco de💻 Vaccas como mestre-de-capela da Catedral de Salvador, o que também indica a existência de uma estrutura mínima para uma prática💻 musical estável apenas quatro anos após a fundação da cidade.[2][3]